Aulas de Informática para todas as idades com Prof. Hilton

Olá, farei um resumo de como tudo começou para mim e como eu e a informatica hoje conhecida como TI (tecnologia da informação) evoluímos ao longo desse período de 40 anos.

As evoluções tecnológicas do nosso tempo

Vou falar de três revoluções tecnológicas que aconteceram a partir do final da década de 70 até os dias de hoje. começarei com a primeira que foi o microcomputador.

Microcomputador da década de 80 executando Space Invaders  jogo lançado em 1978

Na década de 80 surgiu o microcomputador. No início muito precário se comparado aos dias atuais porém ali começava a primeira revolução tecnológica. Podíamos ter um computador em casa que na época era algo fantástico pois computadores só eram vistos em filmes ou em grandes empresas. Ele era muito grande e conhecido pelo nome técnico de mainframes (computadores de grande porte), ocupava andares inteiros.

O computador como eletrodoméstico.

Tínhamos um computador em casa mais e agora, o que faríamos com aquela máquina? naquela época pouca coisa mais com o passar dos tempos elas evoluíram e o Sistema operacional Windows facilitou muito seu uso colocando um computador em cada lar conforme queria Bill Gates CEO da Microsoft naqueles anos. Devemos a ele muito do que temos hoje em termos de TI (tecnologia da informação).

Bill Gates na recém fundada Microsoft

Internet, a verdadeira revolução.

A maravilhosa internet trazendo conhecimento a todos

A INTERNET é a segunda Revolução tecnológica dentre as três que citei anteriormente nesses quase 40 anos de mudanças profundas sentidas por qualquer cidadão comum. Com a internet o conhecimento chegou a todos e nos lugares mais remotos do planeta. No momento o maior organizador desse volumoso conteúdo que está armazenado e não para de crescer é o Google. Quando temos alguma dúvida vamos ao Google e descobrimos rapidamente como resolver o que antes estava nos perturbando por não saber solucionar, qualquer coisa que deseje saber tenha certeza que vai encontrar no Google.

O celular fica inteligente.

Smartphones

A terceira revolução tecnológica são os Smartphones, telefones celulares inteligentes, na verdade eles são mais uma vez o encolhimento dos Computadores. Eles são os antigos computadores de grande porte, pós segunda guerra mundial que foram evoluindo na capacidade de processamento e reduzindo de tamanho até caber na palma da nossa mão. Traduzindo: Começou com os Computadores de Grande Porte, encolheu e virou Microcomputador, encolheu mais um pouquinho e virou Smartphone. Simples assim!

O microcomputador vai para o museu em breve.

Crianças usando um microcomputador como vídeo game

Para resumir:  O computador já ocupou andares inteiros de prédios até 1970. Em 1980 chega ao mercado de varejo os microcomputadores e anos seguintes aposenta a máquina de escrever, logo depois muda o comportamento das crianças com os vídeos games. Na verdade, aquele computador grandão agora cabe no escritório ou na sala de casa. Depois veio a internet e na segunda década dos anos 2000, os celulares inteligentes ou smartphones que são os microcomputadores em mais uma redução de tamanho agora cabem na palma da sua mão e faz tudo que um microcomputador faz e até com muita flexibilidade.

Os Smartphones ainda não substituem os computadores nas empresas, mas me parece ser só questão de tempo. Para usuários comuns não tem melhor só deixa a desejar no tamanho da tela quando comparamos com os PCs domésticos. Em breve veremos alguma mágica da tecnologia criando um aumento virtual de tela para os smartphones tipo o tamanho dos monitores de PCs. O modelo de computador o qual estamos acostumados está com seus dias contados. Os futuros Smartphones com processadores super-rápido irão aposentar os microcomputadores atuais. 

Virei Prof. de informática.

Com tantas mudanças sendo provocadas pela tecnologia nas vidas das pessoas eu fui convocado pela necessidade de adaptação das mesmas que foram atropeladas por tantas novidades. Eu fui chamado a dar aulas particulares de informática em domicílio, sempre muito procurado pelos que tem 40 anos de idade ou mais. Acumulo hoje, 2019, aproximadamente 20 anos de experiencia ensinando aos interessados como usar computadores, Tablets e smartphones (Celulares), afinal de lá para cá surgiram muitos programas e aplicativos que modificaram a forma de encarar o mundo, tais como Facebook e outras redes sociais além de serviços de Streaming de música e vídeos. As pessoas da terceira idade ou como alguns preferem chamar melhor idade, não esperavam uma mudança tão radical em suas vidas provocada pela invasão de tais máquinas.

Prof. Hilton
Prof. Hilton

O meu trabalho nesses vinte anos foi de tirar as pessoas da exclusão Digital. Ajudei inúmeras pessoas a se adaptarem ao novo mundo. Um mundo em que a informação está na palma da sua mão dispensando as antigas enciclopédias de papel, aposentando os velhos livros, mudando a forma como vemos televisão, como escutamos música e muitas outras coisas (LP, CD, DVD) que já desapareceram e outras que estão no caminho da extinção. Para quem leu até aqui seja bem-vindo ao mundo em que a fotografia virou banalidade, qualquer coisa que queiramos saber o Google responde, ficamos mais sociais através das redes (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, WhatsApp) e a comunicação entre os seres humanos só depende de uma mensagem pelo WhatsApp. Ficou mais fácil vivermos no planeta terra atualmente, pelo menos é o que eu espero.