Fotos com alunos

Seja bem-vindo ao meu álbum de fotografias com alguns dos muitos alunos que ajudei a aprender informática nesses 20 anos de estrada. Ao longo dessas duas décadas fiz muitos amigos e amigas aos quais chamarei aqui de alunos e alunas.

           Dea Liao

Quando comecei a colocar anuncio no Jornal O Globo em 1999 uma das primeiras pessoas a me ligar foi a Sra. Dea Liao. Infelizmente ela faleceu no apagar das luzes de 2014. Faço a ela uma homenagem pois ela foi uma das pessoas que mais impulsionou minha trajetória nessa atividade de Prof. de informática. Quando comecei a dar aulas para ela fui imediatamente adotado. Devido a uma de suas profissões (corretora de imóveis) ela conhecia muita gente no Rio de Janeiro.  Por ter uma enorme boa vontade me indicou para todos os seus amigos, fiquei muitos anos sem colocar anuncio no jornal. Na época certa vez lhe disse que ela era minha madrinha de coração. Até hoje dou aulas para pessoas indicadas por ela. Acredito que ela esteja descansando no Paraíso.

Coloquei aqui algumas fotos, pois não conseguiria colocar mais de mil fotos nesse álbum. Peço desculpas aos que aqui ainda não estão representados e digo que vocês representam muito para mim, aos poucos vou procurar mais fotos para colocar.

Yvonne Cavalcanti
Yvonne C. de Albuquerque, Minha aluna mais antiga

Yvonne Cavalcanti foi a aluna que teve aula por mais tempo e com a idade mais elevada. Aprendeu informática comigo dos 80 aos 95 anos. Se ainda estivesse entre nós faria 101 anos em julho de 2019.

Em janeiro de 2000 após publicação de anuncio no Jornal O Globo ela ligou para mim e começamos uma agradável jornada no aprendizado daquela novidade (Computador + internet) que tinha feito sua sobrinha Brasileira casar-se com um Italiano. Ela queria aprender a usar o computador para manter contato com a Claudia (sobrinha). No início do nosso século o meio de comunicação no mundo da internet era o e-mail, anos depois o Skype se tornou mais famoso e a Sra. Yvonne aprendeu a usá-lo. Ela não se achava idosa, dizia que o seu tempo era o atual. Por ser Artista (pintora de quadros…), aprendeu a usar o Photoshop, CorelDraw além de Word e Excel. Era impressionante a sua vontade de aprender, tratou fotografias, aprendeu a fazer cartões de visita entre outras. Todas as aulas ela anotava no caderno para conseguir fazer os exercícios depois que eu fosse embora. Nessa foto ela já estava na casa de repouso aos 97 anos.

Sra. Vera
Sra. Vera – foto foi tirada por uma Webcam

A Sra. Vera é tijucana e nessa época (2005) o Skype representava uma revolução na comunicação de longa distância. Era de graça, e ainda podíamos ver e ser visto pela outra pessoa com a qual estávamos conversando, não importava em que local do planeta ela estivesse. A foto acima foi tirada por uma Webcam (câmera acoplada ao computador) muito famosa naquela época, pois celulares que tirassem fotos como os de hoje, naquele ano estavam mais para ficção cientifica.

Sra. Edna
Sra. Edna

A Sra. Edna Tem um profundo interesse pelo computador, mas não dispensa o celular, principalmente para manter contato pelo WhatsApp com as netas e a filha.
Aderiu as redes sociais mais para ver fotos dos netos e netas, porém se encantou com a forma que as pessoas participavam dessa febre e em pouco tempo já era fera no uso do Facebook e Instagram.

Sra. Regina
Sra. Regina

Sra. Regina foi uma das indicadas pela Sra. Dea liao, no começo ela usava o computador, mas quando o celular se tornou popular virou fã imediatamente e faz uso simultâneo com o computador. No passado foi grande usuária do Skype já que o mesmo permitia a ela fazer contato com parentes na Alemanha, hoje ela faz o mesmo com o WhatsApp.

Dr. Mauricio
Dr. Mauricio

Dr. Mauricio usa o computador para se distrair buscando sempre assuntos de seu interesse. Por vezes percebi que ele viajava no tempo com as pesquisas do Google. Quando recebe e-mails com vídeos nostálgicos lembra-se muito de como era a vida no Brasil e no mundo antes dessas maquininhas maravilhosas. Ele fica tão fascinado que certa vez disse: A humanidade não pode mais prescindir desse momento em que tudo está na palma da nossa mão.

Dr. Paulo Dias
Dr. Paulo Dias

Dr. Paulo Dias Faz uso constante do Computador e Celular. Windows, Word, e-mails e aplicativos para pagamentos de faturas por meio digital são usados por ele com facilidade. Passa horas assistindo vídeos no YouTube, sua rede social preferida. Ele sabe que aquele tempo em que as pessoas tinham que ir nos locais para resolver seus problemas ficou para trás. Ele percebeu rapidamente que agora tudo é feito pela internet, O Computador e o celular ganharam status de Aparelhos mais importantes na sua vida.

Paulo Adolfo
Sr. Paulo Adolfo

Sr. Paulo Adolfo Sempre interessado em tudo de novo que aparece nesse maravilhoso mundo da Informática. Ele apesar de aposentado ainda trabalha e procura estar sempre atualizado com os novos aplicativos e Redes Sociais como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp.

Dr. Ruy
Dr. Ruy Borges

Esse é o Dr. Ruy Borges Aluno assíduo e muito interessado em aprender coisas novas para manter em dia o seu conhecimento e realizar as tarefas exigidas em nosso mundo moderno.
Para tarefas que precisem de mais tempo ele usa o computador pois o tamanho da tela traz mais conforto aos olhos. Tem como seu fiel amigo um iPhone 7 que ele não se desgruda por motivo nenhum. Ele se mantem
ligado aos amigos e a filha querida através do WhatsApp.