Windows 10

Areá de trabalho

Se você ligar o seu computador (notebook ou desktop) agora, a primeira coisa que aparece depois da tela de bloqueio (Primeira imagem que você vê e de acordo com a configuração pede senha) será a área de trabalho. Nela temos os ícones (figurinhas representativas de programas) que serve para fazer o seu programa desejado naquele momento funcionar. Também encontramos no rodapé a barra de tarefas e outros itens muito importantes como botão iniciar, barra de pesquisa, Ícones fixos de programas, área de referencia.

Área de trabalho do Sistema operacional Windows
Área de trabalho do Sistema operacional Windows

Menu iniciar

menu e botão iniciar

Quando você liga o computador (notebook ou desktop) a primeira tela que aparece é chamada de “área de trabalho”. No lado esquerdo do rodapé do seu monitor o primeiro ícone que aparece é o botão iniciar. Clicando nele inúmeros ícones apareceram (Ligar/Desligar, Configurações, Imagens, Documentos e miniatura da foto do usuário) e também aparecem todos os programas instalados (colocados) no seu computador. Sempre que você quiser usar um programa e não tiver um atalho na área de trabalho procure por ele no menu iniciar. Se ao procurar não achar é porque você se enganou e não o instalou, também pode ter feito a desinstalação e não está lembrando. Em resumo quando clicamos no menu iniciar é geralmente por que queremos desligar o computador ou queremos usar algum programa e eventualmente modificar as configurações.

Barra de tarefas

Na barra de tarefas ficam diversos ícones para nos ajudar a operar a maquina. A barra de tarefas é por padrão visível o tempo todo, nenhuma janela vai ficar por cima dela. inicialmente foi concebida a partir do windows 95 para mostrar as tarefas (programas abertos e obrigatoriamente utilizando o processador) que estavam sendo executadas no computador. Na figura abaixo podemos ver da esquerda para direita os seguintes itens:
Botão iniciar, que tem a função de mostrar outros botões como o botão Ligar\desligar, configuração, imagem, documentos e usuário.
Local para pesquisa: pesquise arquivos ou pastas dentro e fora (internet) do computador.
Ícones fixos: São ícones que são fixados na barra de tarefas porque a mesma está sempre visível dando assim facilidade para abertura desses programas.
Área de Referencia: Ali ficam visíveis ícones de programas que estão em execução no segundo plano (paralelo a outros) e que na maioria das vezes nem foi aberto pelo usuário e sim pelo sistema operacional Windows ao inicializar, Exemplo Antivirus.
Data e hora: Aparece a data atual e a hora certa.
Área de notificação:O sistema Operacional e os programs instalados usam esse local para notificar o usuario do computador sobre algum procedimento a ser feito. exemplo: atualização.
O sistema Operacional e os programs instalados usam esse local para notificar o usuario do computador sobre algum procedimento a ser feito. exemplo: atualização.

Barra de Tarefas do Sistema Operacional Windows
Barra de Tarefas do Sistema Operacional Windows

Pastas

As pastas existem unicamente para organizar o conteúdo que está armazenado no computador. Nós podemos criar pastas em qualquer lugar do disco Rígido (HD), mas existem pastas que o sistema já criou para facilitar a nossa vida afim de organizar melhor os arquivos pessoais como arquivo de textos, fotos, musica e outros. Quando criamos uma pasta dentro de outra já existente chamamos a recém criada de Sub-pasta e dentro dessa podemos colocar qualquer outro arquivo e criar mais sub-pastas para melhor organizar por assunto. A criação de sub-pastas é ilimitada.
As pastas Documentos, imagens, Musicas Videos e etc… são pastas sugeridas para o usuário guardar aquivos de modo organizado. O usuário pode guardar os aquivos de fotos, musica, videos, textos e outros na pasta que ele quiser porém o sistema operacional Windows incentiva com pastas já criadas com nomes sugestivos para que não haja engano nessa organização e o Usuário acabe deletando arquivos do sistema por ter colocado arquivos pessoais em pastas que não lhe dizem respeito, ou seja pastas do sistema ou de outros programas instalados.

Pastas sugeridas pelo Windows para o usuário guardar Arquivos de sua preferencia.
Pastas sugeridas pelo Windows para o usuário guardar Arquivos de sua preferencia.

Janelas

O nome do Sistema Operacional Windows vem da palavra Janelas. Janela é o nome que recebe os retângulos que se abrem quando clicamos em qualquer ícone de um programa. Os botões servem para controlarmos o seu funcionamento.

Os  três botões da janela do windows
Os três botões da janela do windows

Colocar atalhos na Área de Trabalho

Os atalhos existem para abrir nossos programas preferidos de maneira mais rápida, bastando dar um clique duplo no ícone do programa. eles podem ser colocados pelos programas quando são instalados ou colocados pelo usuário. Os atalhos que foram colocados pelo usuário tem uma setinha curva no canto inferior esquerdo do ícone conforme os da figura abaixo. para colocar um atalho para abrir seu programa preferido basta fazer o seguinte procedimento: Clique no botão iniciar, quando o menu iniciar abrir mostrando todos os programas, escolha o ícone do seu programa preferido e arraste-o para área de trabalho. Pronto o atalho foi criado de modo simples e fácil.

Atalhos colocados na Área de Trabalho do Windows para o acionamento de programas.
Atalhos colocados na Área de Trabalho do Windows para o acionamento de programas.

O botão desligar

Ao termino do trabalho ou da diversão é aconselhável desligar o computador, para tal nada de apertar o botão físico que você usou para ligar.
Quando você liga o computador ele carrega o sistema operacional Windows que na realidade é um pacotaço de arquivos, por isso demora um pouquinho para começar a funcionar a contento. Para desligar o computador você deve clicar com o mouse no botão desligar, depois clicar na palavra desligar.  Agora é só aguardar ele recolher o pacotaço de arquivos que foi carregado durante a inicialização e usado para o seu bom funcionamento. Quando esse processo terminar a maquina estará desligada de  modo saudável.

Botão desligar
Botão desligar

Lixeira do Windows

Lixeira do Windows
Lixeira do Windows

Para excluir arquivos e pastas permanentemente basta esvaziar a lixeira. Para esvaziar a lixeira devemos clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone lixeira e em seguida clicar em Esvaziar lixeira.

A lixeira do Windows serve para descartarmos arquivos (fotos, músicas, vídeos, textos, PDF) que não queremos mais. Para entendermos como ela funciona, vamos comparar a lixeira virtual com a lixeira física.
Quando uma pessoa não quer determinado objeto ela joga no lixo (recipiente geralmente de plástico) e enquanto a lixeira não for limpa (levado o lixo para o deposito municipal de sua cidade) a pessoa pode se arrepender e pegar de volta.
No windows a lixeira funciona do mesmo jeito, se você arrepender-se de ter jogado um arquivo na lixeira poderá restaurar e recolocar automaticamente o arquivo excluído na pasta de origem. Quando você optar por limpar a lixeira estará fazendo o equivalente ao que faz quando joga o seu lixo domestico no caminhão da limpeza publica municipal.

Configurações

Se precisar modificar alguma coisa no seu computador tem que entrar nas configurações do Windows. Clique no Botão Iniciar e depois em Configurações. Quando a janela abrir escolha entre os diversos itens para resolver o seu problema ou alterar o comportamento de dispositivos como impressora, mouse, teclado, webcam e etc… Também podemos buscar por atualização para o Sistema operacional windows e uma ação que praticamos muito nas configurações é a desinstalação de programas. para sintetizar o porque existe as configuração do Windows, devemos levar em consideração que ela funciona como um esqueleto do sistema para o operador da máquina, é nas configurações que ajustamos o comportamento e a postura usual do sistema. Qualquer probleminha que surge geralmente é resolvido por lá.

Tela de configurações do Windows
Tela de configurações do Windows

Acessórios do windows

Acessórios do Windows são um conjunto de programas nativos (é parte do sistema) que visa suprir pequenas necessidades do usuário do sistema. Os mais usados são o Bloco de notas para pequenas anotações. O Paint para desenhar. O Wordpad para editar textos. Se quiser ter acesso a eles clique no botão iniciar, clique na pasta amarela escrito Acessórios do Windows e clique naquele que vai usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá eu sou o Prof. Hilton. Fique mais um pouquinho e aproveite os artigos do Site. Se tiver alguma dúvida faça contato pelo Whatsapp (21) 992752590) ou e-mail ([email protected])

Vamos conversar?
Quero falar com Prof. Hilton.
Olá estou aqui para te ajudar, Mande uma mensagem. Responderei em breve.